Sotecnisol Power & Water instala um dos maiores sistemas fotovoltaicos em Carpark do país

  • A central será instalada no CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, e permitirá disponibilizar estacionamento coberto para cerca de 360 viaturas.

    A SOTECNISOL POWER & WATER será a empresa responsável pela empreitada de instalação de uma das maiores centrais fotovoltaicas em Carpark de Portugal. A central será instalada no CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, e permitirá disponibilizar estacionamento coberto para cerca de 360 viaturas.

    O projeto permitirá ao CNEMA obter um balanço energético neutro, tornando-se assim, uma empresa sustentável do ponto de vista energético.

    A central terá uma potência instalada de 816,2 kWp, com 2698 painéis solares implantados numa área de 7000 metros quadrados e terá uma capacidade anual de produção a rondar os 1.260.000 kWh, o equivalente ao consumo médio de eletricidade de cerca de 380 habitações.

    Uma vez em exploração, a central será acompanhada ao minuto, 24 horas por dia, através do sistema de monitorização SynaptiQ da 3E, que reporta todos os dados de funcionamento à equipa de operação da SOTECNISOL POWER & WATER. Através desta monitorização em contínuo, será acompanhada a produção energética, comparados fatores de produção e tomadas ações preventivas e corretivas, sempre que necessário.

    Filipe Bello Morais, Chief Executive Officer da SOTECNISOL POWER & WATER, afirma: “Para a Sotecnisol Power & Water, esta obra representa um marco bastante importante da sua atividade, uma vez que é uma das maiores instalações fotovoltaicas em Carparque feitas em Portugal e numa instituição tão prestigiada como o CNEMA. Com esta instalação a Sotecnisol Power & Water reforça assim a sua liderança no setor das instalações fotovoltaicas de média dimensão em Portugal”.