Substituição e instalação de Gasómetro de biogás na Valorlis
A Sotecnisol Energia procedeu à substituição e instalação de um gasómetro de biogás de dupla membrana de 4.000 m3 nas instalações da Valorlis.
Em Maio de 2016, verificou-se o rebentamento e desintegração de um gasómetro de biogás de 4000 m3 de capacidade na Central de Valorização Orgânica da Valorlis.
A unidade de valorização energética de biogás através de motorgeradores ficou, por isso inativa, com necessidade de se queimar em permanência o biogás gerado no processo em tocha.
A Valorlis contactou a Sotecnisol no sentido de, num período o mais rápido possível, proceder à remoção do gasómetro danificado e proceder à montagem de um novo gasómetro com a mesma capacidade, utilizando para tal os pontos de fixação existentes.
Após uma análise detalhada da situação, a Sotecnisol propôs a substituição do gasómetro existente, com membrana de resistência Tipo III (4000 N/5cm), por um gasómetro com a mesma capacidade de armazenagem mas com membrana de tipo V, capaz de suportar tensões até 7000 N/5cm.
Simultaneamente, propôs-se a substituição do ventilador existente por um ventilador adequado às pressões de armazenagem requeridas, de 20 mbar, mantendo apenas a válvula de segurança do sistema.
O fornecimento e montagem do sistema foi realizado no tempo record de 5 semanas, quando habitualmente são necessárias cerca de 12 semanas para se efetuar o mesmo trabalho.
O sucesso da intervenção da Sotecnisol foi reconhecido por toda a estrutura da Valorlis, estando o sistema em pleno funcionamento desde o final do mês de Julho.
Segundo Sérgio Pires - Diretor de Manutenção e Infraestruturas da VALORLIS, «no momento do contacto com a Sotecnisol, havia ocorrido uma falha muito grave no nosso Gasómetro de 4000m3. Foram discutidas várias soluções optando-se, por segurança, pela substituição integral do equipamento.
Dada a urgência que tínhamos na substituição do equipamento - pela perda de receitas associada a esta falha -, urgência essa transmitida logo no primeiro contacto, todo o projecto foi tratado a contra relógio. A Sotecnisol foi exemplar nos timings das respostas que nos prestou, bem como no aconselhamento técnico. A entrega só não foi mais rápida por questões internas da Valorlis. Desde o primeiro contacto até à entrada em funcionamento do equipamento não passaram dois meses. Dado que este foi o primeiro contacto com a Sotecnisol, ficámos surpreendidos com a excelência no tratamento e com a prontidão na resposta. Podemos afirmar que conseguimos ter resposta a todas as questões que colocámos, bem como vários orçamentos, antes da primeira resposta de qualquer um dos outros fornecedores contactados, estando entre eles o fornecedor do equipamento. Assumindo a mesma eficácia na execução, resolvemos adjudicar o trabalho. A linha de resposta e de tratamento manteve-se num grau de excelência.»