Sotecnisol executa obra com sistema inovador de soldadura por indução eletromagnética

Sotecnisol é pioneira em execução de obras com sistema inovador de soldadura por indução eletromagnética.

A Sotecnisol Revestimentos foi selecionada para a obra de Reabilitação e Ampliação da unidade industrial da Faurécia - Sistemas de Escape, empresa francesa e um dos maiores fornecedores mundiais de componentes para automóveis, instalada no distrito de Bragança. A escolha recaiu sobre a Sotecnisol através da Constructora San Jose, responsável pela obra de reabilitação e ampliação das instalações - cerca de 12.000 metros quadrados, num investimento total de cerca de 40 milhões de euros. Coube à Sotecnisol Revestimentos a execução da cobertura em sistema deck, um passadiço metálico sobre este sistema deck, entre outros trabalhos.

A solução da cobertura com um sistema inovador em Portugal
A solução da cobertura preconizada para a obra é denominada Deck, com isolamento térmico em lã de rocha de alta densidade e membrana de impermeabilização em PVC na cor branco. O sistema de soldadura da membrana é inovador, sem precedências no país. Falamos da soldadura de indução eletromagnética, onde a Sotecnisol é a primeira empresa do sector a executar uma obra com este sistema, utilizado maioritariamente em França e na Alemanha.

O que é o sistema de indução eletromagnética?
O sistema de soldadura por indução eletromagnética consiste na criação de calor a um condutor através de uma força invisível (indução eletromagnética). Esse calor é então utilizado para ativar um poderoso vínculo entre os materiais para cobertura, sem perfurar a membrana. A mais valia deste sistema, relativamente ao tradicional, reside na economia quanto número de fixações, uma vez que todo o conjunto impermeabilizante é fixo com a mesma fixação, em contra ponto com o sistema tradicional, onde existe uma fixação para a lã e outra para a impermeabilização.
O sistema de fixação é composto por parafuso, manga plástica e plaquete. A indução do sistema é realizada através da máquina de indução, Isoweld 3000, que solda a membrana à plaquete de distribuição de esforço. A fim de assegurar a correta indução, é aplicado por alguns segundos um íman sobre a plaquete induzida, garantindo deste modo a perfeita soldadura da membrana à plaquete do sistema.
Durante todo o processo construtivo, é realizado um exigente controlo de qualidade, assegurando o cumprimento do posicionamento e afastamento entre fixações.

Tivemos oportunidade de falar com Luís Martins, Director-Geral da Sotecnisol Revestimentos:

• O que significa para a Sotecnisol participar numa obra desta dimensão?
A  confirmação  de  que  o  projeto  que  traçámos  para  o  futuro  está  a  chegar  a  “bom  porto”. Num mercado imprevisível e em constante mutação, é essencial conquistar a confiança dos clientes e parceiros de negócio, diversificar e acompanhar de “mãos dadas” a inovação. As empresas são diariamente desafiadas pelas conjunturas do negócio, pelo que a Sotecnisol procura outros nichos de mercado onde as suas valências são reconhecidas e valorizadas e onde a lei da oferta é reduzida.


• Como tem sido a evolução da oferta da Sotecnisol Revestimentos?
Tem crescido a um ritmo alucinante. A diversidade dos serviços que oferecemos tem tido uma resposta muito positiva por parte do mercado. Temos alcançado novos clientes e mer-
cados. Assim, é com satisfação que vemos a presença da Sotecnisol crescer, demarcando-se dos demais e a ter um papel de destaque. É com orgulho que afirmo que os projetos mais exigentes têm tido a nossa assinatura.


• O que gostaria de destacar na oferta que a empresa faz ao mercado?
Procuramos ter primazia na qualidade dos trabalhos que executamos,  diligenciando  o  melhor  contributo  na  execução dos projetos dos nossos clientes, procurando enquadrar as melhores soluções técnicas a preços competitivos e garantindo  um serviço de excelência “chave na mão”.