Sistemas Solares Fotovoltaicos

A Sotecnisol Power & Water realiza instalação e monitorização de sistemas solares fotovoltaicos.

Os painéis fotovoltaicos são uma fonte de energia renovável, pois transformam a energia solar em eletricidade, sob a forma de corrente contínua e podem ser usados para gerar energia elétrica, tanto para uso doméstico como comercial ou industrial.

 

EMPRESA INSTALADORA DE SISTEMA SOLARES

As soluções da Sotecnisol Power & Water ao nível dos Sistemas Solares Fotovoltaicos permitem à sua empresa produzir e consumir a sua própria energia, e assim, reduzir os custos. A Sotecnisol Power & Water é atualmente um dos principais instaladores de sistemas solares fotovoltaicos, encontrando-se vocacionada para dar resposta às solicitações mais complexas das empresas e indústrias no que diz respeito a projectos de sistema solares.

Com mais de 300 sistemas fotovoltaicos executados por todo o país nos últimos anos (com uma aprovação e satisfação perto dos 100%), as valências da Sotecnisol Power & Water assentam num corpo técnico próprio altamente especializado - a nível de projeto e obra - que avalia e projeta as melhores soluções ao nível dos equipamentos e potência a instalar, tipo de ligação à rede pública, assim como análise estrutural exaustiva da integração dos equipamentos nas estruturas ou edifícios existentes.

Como empresa instaladora de unidades de produção para autoconsumo (UPAC) e Unidades de Pequena Produção (UPP), a Sotecnisol Power & Water desenvolve projetos integrais de instalação de sistemas solares fotovoltaicos, centrais fotovoltaicas, sistemas de produção de energia, para autoconsumo ou para venda à rede.

 

MONITORIZAÇÃO DOS SISTEMAS SOLARES

A Sotecnisol Power & Water  realiza igualmente toda a monitorização dos painéis solares, recorrendo a programas de última geração - SynaptIQ Solar Data - que realizam a leitura termográfica realizada com recurso a drones e satélite, fazem a identificação de possíveis pontos quentes e células danificadas, fazem a localização exata das falhas detetadas, têm acesso aos dados instantâneos de produção, fazem as verificações automáticas de funcionamento, bem como realizam os relatórios detalhados de todo o sistema, por forma a garantir o seu máximo desempenho e a reduzir drasticamente os custos operacionais das instalações dos seus clientes.

Cada projeto EPC é, para os clientes da Sotecnisol Power & Water, uma garantia quanto ao seu investimento.

 

Veja algumas das nossas soluções de energia solar fotovoltaiva e sistemas de autoconsumo:

 

MENDES GONÇALVES Lda

  • Local : Golegã
  • Área ocupada : 2188,1 m2
  • X (nº) painéis : 1305
  • Potência : 378.45 kWp
  • Não é PR previsto neste caso – É Energia prevista : 595 467 kWh
  • Entrada em exploração : 12/12/2017

 

MENDES GONÇALVES SA

  • Local : Golegã
  • Área ocupada : 1 618 m2
  • X (nº) painéis : 964
  • Potência : 279.85 kWp
  • Energia prevista: 456 377 kWh
  • Entrada em exploração : 24/11/2017

 

 

Instalação de sistema solar fotovoltaico para cliente ELAIA:

  • Local : Avis, Alto Alentejo
  • Área ocupada : 2045,5 m2
  • 1288 painéis 270 W
  • Potência : 347,76 kWp
  • PR previsto : 80,2%
  • Entrada em exploração : Junho de 2019

 

 Instalação de sistema solar fotovoltaico para cliente ACUINOVA:

  • Local : Mira
  • Potência da instalação : 892,63 kW
  • Numero de módulos : 3.306
  • Número de inversores : 24
  • Tempo de execução em obra : 12 semanas

Informação Técnica

OPTIMIZADORES DE POTÊNCIA

A eletrónica de potência ao nível do módulo fotovoltaico é um dos tópicos tecnológicos com maior destaque entre projetistas e instaladores de sistemas fotovoltaicos nos últimos anos.

A principal razão é a procura constante da optimização das centrais fotovoltaicas onde esta tecnologia tem um papel importante, ao proporcionar uma série de benefícios, tais como o aumento de produção devido à tolerância ao sombreamento e eliminação do mismatch de módulos fotovoltaicos, aliado ao aumento da fiabilidade e flexibilidade dos projetos.

Os optimizadores de potência normalmente apresentam eficiências superiores a 98% e alta fiabilidade devido ao reduzido número de componentes e à relativa simplicidade do circuito de alimentação.

Ao aprofundar o funcionamento dos optimizadores encontramos quatro pontos fulcrais que justificam o crescente aumento na aposta desta tecnologia:

  • Maior produção de energia
  • Monitorização detalhada permitindo redução de custos de O&M
  • Maior Segurança
  • Maior flexibilidade no design de projetos.

 

Maior produção de Energia - Os optimizadores potência são conversores DC / DC instalados em cada módulo solar transformando-os em módulos inteligentes. Esta tecnologia permite um aumento considerável da produção de energia dos sistemas fotovoltaicos devido ao tracking constante do ponto de máxima potência (MPPT) dos módulos onde estão instalados.

 

Monitorização detalhada permitindo redução de custos de O&M - As vantagens a nível de supervisão dos sistemas FV também são um ponto forte dos optimizadores pois permitem o controlo do desempenho de cada módulo e comunicam os dados de desempenho à plataforma de monitorização com um grande nível de precisão aumentando rapidez na deteção de anomalias e diminuindo os custos de O&M.

 

Maior Segurança - Cada optimizador de energia é equipado com o recurso SafeDC projetado para reduzir automaticamente a tensão de saída CC dos mesmos para um nível seguro sempre que a energia do inversor ou da rede é desligada. Este sistema é uma enorme mais valia a nível de segurança pois permite a redução de tensão de cada optimizador para apenas 1V num intervalo de 180 segundos, ao contrário da tecnologia utilizada nos inversores tradicionais que apenas interrompe o fluxo de corrente sendo que a tensão nos módulos e todo o caminho de cabos até o inversor continua presente durante todo o dia.

 

Maior flexibilidade no design de projetos - O uso de optimizadores de potência permite o uso mais eficiente do espaço disponível na área de instalação através da flexibilidade do projeto do sistema fotovoltaico. Por exemplo, é possível instalar um sistema fotovoltaico com strings maiores e de tamanhos diferentes, utilizando módulos de diferentes tipos e potências STC ou até mesmo conjuntos de módulos com orientações ou inclinações distintas na mesma string. Com a implementação desta tecnologia o tamanho e o layout de uma instalação fotovoltaica deixam de ser definidos por restrições elétricas e as limitações devido a sombreamento são atenuadas já que é evitada a redução de desempenho de toda a string.

 

Contacte-nos

Iremos utilizar os seus dados para lhe dar informação acerca dos produtos e serviços da Sotecnisol. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade