Soluções solares e de climatização

A Climatização de um determinado local consiste em tratar o ar existente no mesmo, de modo a obter condições de temperatura e humidade que proporcionem conforto aos utilizadores.

Na maior parte das soluções de climatização em que se pretenda arrefecer no Verão e aquecer no Inverno com um único equipamento e com baixos custos energéticos, são utilizadas Bombas de Calor reversíveis. As bombas de calor extraem energia do ar num determinado local e transferem-na para outro local em forma de calor.

A permuta de calor de uma bomba de calor pode ser do tipo ar/ar, ar/água, água/água, solo/ar ou solo/água.

Os convencionais sistemas de Ar Condicionado do tipo split são bombas de calor do tipo ar/ar, ou seja, extraem energia térmica do ar de um local e transferem-na para o ar de outro local.

A Sotecnisol possui soluções de Ar Condicionado com elevado rendimento das marcas Mitsubishi Electric e Junkers.

As bombas de calor do tipo ar/água, extraem energia térmica do ambiente para um circuito fechado de água. Este circuito é por sua vez, responsável por transferir energia para outro circuito que irá climatizar o espaço, nomeadamente ventiloconvectores (fan-coils) ou piso radiante.

A Sotecnisol possui soluções de Bombas de Calor Ar-Água das marcas Junkers, Saunier Duval , bem como soluções de Ventiloconvectores e piso radiante.

As bombas de calor água/água extraem energia térmica a águas subterrâneas ou a poços e transferem-na também para um circuito fechado de água. Já as bombas de calor solo/ ar e solo/ água (vulgarmente designadas por bombas de calor geotérmicas) irão obter energia ao solo.