Impermeabilização de Fundações e Caves

A Sotecnisol Engenharia atua nesta vertente garantindo a impermeabilização em situações em que o nível freático condiciona a execução das estruturas, normalmente recorrendo a uma impermeabilização com membranas de PVC ou betuminosas, associados a um sistema de condução de águas e drenagem adequado.

O conhecimento que detêm neste domínio permite-lhe assegurar, desde que observadas as suas recomendações, que os espaços possam ser utilizados para os fins pretendidos, evitando que as infiltrações e humidades sejam uma condicionante a este objectivo.

A impermeabilização é uma atividade desenvolvida pela Sotecnisol, já algum tempo, razão pela qual neste momento é um dos “players” mais importantes do mercado. Face à experiência obtida nos vários tipos de sistema de impermeabilização, somos também parceiros dos projetistas e gabinetes de projeto, colaborando na definição de soluções particulares ajustadas ás situações que necessitem desse tipo de análise.

A impermeabilização de fundações está englobada no tipo de obras subterrâneas. Qualquer tipo de obras, tem formas de tratamento de patologias diferentes, sendo que de situação para situação a opção de resolução pode ser diferente face às condicionantes existentes, no entanto no caso das obras subterrâneas, há um fator que condiciona ainda mais esta escolha, que é o nível freático existente no local. Neste tipo de obras o nível freático é o fator mais decisivo do sistema de impermeabilização a utilizar. Este tipo de impermeabilização pode ser realizada com recurso a várias metodologias, quer relativamente ao tipo de materiais utilizados, quer também devido ao tipo de estrutura, dimensão, etc.

Podemos então distinguir dois tipos de sistemas de impermeabilização distintos, os sistemas de impermeabilização recorrendo a membranas betuminosas, e recorrendo a geomembranas de PVC.

No caso das membranas betuminosas, a impermeabilização não tem a necessidade de muitos acessórios do sistema em virtude do tipo de estrutura que vai ser impermeabilizada, mas podemos referir os rufos metálicos, as cantoneiras de remate de alumínio, etc. No caso da impermeabilização de fundações com geomembranas de PVC-P, os acessórios têm uma utilidade extrema, sendo imprescindíveis, em todas as situações de impermeabilização.

A título de exemplo podemos referir genericamente alguns dos acessórios que são utilizados neste tipo de sistema de impermeabilização, assim temos as rondelas de fixação, as trompetes, as juntas de compartimentação, as juntas de dilatação, etc.

Muitas vezes os sistemas de impermeabilização, contemplam acessórios de drenagem, na Sotecnisol devido à sua experiência acumulada, consideramos que estes acessórios não se  enquadram nos acessórios do sistema de impermeabilização, mas sim que o sistema de impermeabilização, tem um sistema acessório de drenagem, sendo que um não passa sem o outro, e é nesse sistema auxliar de drenagem, que poderemos encontra vários tipos de acessórios, dependendo do tipo de sistema auxiliar, por exemplo, mantas drenantes, geodrenos, geogrelhas, geotexteis, etc…

Também nestes casos a Sotecnisol, colabora junto do projetista, gabinetes de projetos, construtores, etc. no sentido do sistema proposto ser o mais adequado à obra em causa, tendo em consideração todos os fatores, que contribuem para a obtenção de estanquidade do sistema de impermeabilização.

A utilização deste sistema auxiliar de drenagem, varia de obra para obra, devido as condicionantes intrínsecas da obra, bem como da conjunção com o sistema de impermeabilização preconizado em projeto.

Deve também ser referido que ambos os sistemas consistem na ligação das membranas por colagem ou soldadura, assim enquanto que no caso das membranas betuminosas é realidade a soldadura entre troços de membrana, recorrendo ao aquecimento da mesma por chama de maçarico, no caso das membranas de PVC-P, o mesmo efeito de soldadura/colagem, é executado por termo soldadura, com equipamentos de ar quente.

É importante referir que sendo a impermeabilização de fundações, uma das atividades do Departamento Sotecnisol Engenharia, neste momento está-se a proceder à expansão da área de intervenção, realizando esta atividade, também a nível internacional.

A Sotecnisol, com a sua equipa técnica, tem o know-how, e a capacidade de desenvolver e implementar as soluções neste tipo de sistemas de impermeabilização, respondendo desta forma, a todos os intervenientes na execução duma obra subterrânea.

Pedido de Informação