Higienização e Desinfecção de Condutas e Reservatórios

  • A Sotecnisol Engenharia tem realizado nos últimos anos inúmeros trabalhos de higienização e desinfecção de reservatórios em múltiplos reservatórios de água potável e condutas, garantindo com a realização destes trabalhos uma medida profilática a adoptar no âmbito da qualidade da água.

    - Reservatórios de água -  Qual a importância da Higienização e desinfecção de reservatório ?- Os reservatórios de água tendem a adquirir na sua superfície interior um biofilme, que carece de ser removido periodicamente. Este biofilme formado pode alojar algum tipo de contaminação que apareça esporadicamente na água. Tendo um meio de nutrientes e de protecção, quando alojada, a contaminação, pode proliferar tornando-se numa contaminação permanente. Por esta razão, a remoção periódica desse biofilme é de toda a importância, para a boa conservação da qualidade da água armazenada e distribuída. No entanto, a  higienização também é necessária sempre que se procede à execução de trabalho no interior dos reservatórios, independentemente de estar ou não criado o mencionado biofilme. 

    - Condutas - Qual a importância da desinfecção e limpeza de condutas? - A desinfecção bacteriológica de uma conduta deve ser feita antes de esta ser colocada em funcionamento ou após a mesma ser sujeita a qualquer tipo de intervenção, ou ainda de modo preventivo para evitar situações inesperadas e melhorar a vida útil da conduta. Este cuidado não deve ser descurado em circunstância alguma, sob pena de se prejudicar a qualidade da água distribuída. Assim, a desinfecção de condutas continua a ser uma medida profilática a adoptar no âmbito da qualidade da água que circula nestes elementos, uma vez que ao realizarem a desinfecção e limpeza da conduta estão a eliminar todo o tipo de contaminação que possa surgir no decorrer da obra e até mesmo no armazenamento das condutas, acessórios e juntas.

    Pedido de Informação