Impermeabilização de Túneis

A Sotecnisol tem realizado inúmeras impermeabilizações de túneis desde 1995, em Portugal Continental, na Região Autónoma da Madeira, em Espanha e na Argélia, totalizando vários milhões de metros quadrados de impermeabilização.

Estes trabalhos revestem-se de alguma complexidade do ponto de vista de execução e exigem um rigoroso controlo de qualidade, quer na fase de instalação dos sistemas de impermeabilização, quer na de instalação do revestimento secundário ou da execução dos aterros, em túneis a céu aberto.

A impermeabilização é uma atividade desenvolvida pela Sotecnisol, já algum tempo, razão pela qual neste momento é um dos “players” mais importantes do mercado. Face à experiência obtida nos vários tipos de sistema de impermeabilização, somos também parceiros dos projetistas e gabinetes de projeto, colaborando na definição de soluções particulares ajustadas ás situações que necessitem desse tipo de análise.

A impermeabilização de túneis poderá ser realizada com recurso a várias metodologias, quer relativamente ao tipo de materiais utilizados, quer também devido á forma de escavação escolhida, estando estas duas vertentes intimamente ligadas. Na impermeabilização, podemos então distinguir dois tipos de sistemas: os sistemas de impermeabilização recorrendo a membranas betuminosas, e sistemas de impermeabilização recorrendo a geomembranas de PVC. Usualmente as membranas betuminosas são utilizadas pela parte exterior do túnel, sendo mais vulgar a utilização de geomembranas de PVC pelo interior dos mesmos.

No caso das membranas betuminosas, a impermeabilização não tem a necessidade de muitos acessórios do sistema em virtude do tipo de estrutura que vai ser impermeabilizada, mas podemos referir os rufos metálicos, as cantoneiras de remate de alumínio, os tubos de queda, etc.. No caso da impermeabilização de túneis com geomembranas de PVC-P, os acessórios têm uma utilidade extrema, sendo imprescindíveis, em todas as situações de impermeabilização.

A titulo de exemplo podemos referir genericamente alguns dos acessórios que são utilizados neste tipo de sistema de impermeabilização, assim temos as rondelas de fixação, as trompetes, as juntas de compartimentação, as juntas de dilatação, as mantas drenantes, geodrenos, etc…

Deve também ser referido que ambos os sistemas consistem na ligação das membranas por colagem ou soldadura, assim enquanto que no caso das membranas betuminosas é realidade a soldadura entre troços de membrana, recorrendo ao aquecimento da mesma por chama de maçarico, no caso das membranas de PVC-P, o mesmo efeito de soldadura/colagem, é executado por termo soldadura, com equipamentos de ar quente.

É importante referir que sendo a impermeabilização de túneis, uma das atividades chave do Departamento Sotecnisol Engenharia, neste momento está-se a proceder à expansão da área de intervenção, realizando esta atividade, também a nível internacional.

A Sotecnisol, com a sua equipa técnica, tem o know-how, e a capacidade de desenvolver e implementar as soluções neste tipo de sistemas de impermeabilização, respondendo desta forma, a todos os intervenientes na execução duma obra subterrânea.

Pedido de Informação