Sotecnisol Engenharia reforça a aposta no setor da água

  • Reabilitação e reforço estrutural de infraestruturas de água potável

    A Sotecnisol Engenharia encontra-se em processo de execução de várias obras de reabilitação e reforço estrutural, destacando-se o reservatório de água potável elevado na Base Aérea de Beja e a proteção químico-resistente do betão em vários órgãos da E.T.A.R. da Quinta da Bomba, no Seixal.

    Reservatório de água potável na Base Aérea de Beja:

    Face às novas condições de utilização e sobrecarga do reservatório, existiu a necessidade de reforço da estrutura existente com recurso a uma nova tecnologia de reforço com fibras de carbono, mais leve e resistente, do tipo Armamesh as quais obedecem à regulamentação que se encontra atualmente em vigor.

    O reservatório foi de igual modo impermeabilizado pelo interior, contando ainda com a substituição da impermeabilização da cobertura, alguns equipamentos e tubagens adequados para contato permanente com água potável rigorosamente controlados, e repintura do exterior.

    E.T.A.R. da Quinta da Bomba no Seixal:

    Está ser alvo de uma reabilitação com ampliação, algo muito comum nas várias ETAR´s espalhadas pelo País, fruto da sua idade deixaram de suportar as cargas de efluentes atuais.

    Para tal, a Sotecnisol Engenharia está a dotar vários órgãos de um revestimento de proteção químico-resistente de forma a preservar o betão dos ataques químicos de tais efluentes, que de outra forma iriam corroer o betão e a sua estrutura.

    A Sotecnisol Engenharia optou pela nova tecnologia à base de resinas de epoxy fenólico tipo Novolac, conferindo maiores resistências químicas e com menor índice de desgaste ao longo do tempo.

    De salientar que estes tipos de intervenções caracterizam-se pelo seu elevado grau de complexidade, principalmente ao nível da reparação e impermeabilização dos interiores, bem como dos conceitos de reforço estrutural, onde o conhecimento técnico na área da reabilitação de toda a equipa técnica e operacional da

    Sotecnisol, se destaca.