Reabilitação de Reservatórios: Ganhos económicos e ambientais

  • A Sotecnisol Engenharia concluiu recentemente a reabilitação do Reservatório do Alto de Santa Catarina, propriedade do SMAS de Oeiras e iniciou os trabalhos no Reservatório de Barcarena desta mesma entidade.

    A Sotecnisol Engenharia concluiu recentemente a reabilitação do Reservatório do Alto de Santa Catarina, propriedade do SMAS de Oeiras e iniciou os trabalhos no Reservatório de Barcarena desta mesma entidade.

    Objetivo: Assegurar a preservação da infraestrutura, aumentando o seu tempo de vida útil. Eliminar perdas de água, o que a curto-médio prazo representa um grande ganho económico e ambiental para todos.

    Solução: Os reservatórios foram impermeabilizados pelo interior, contando ainda com a substituição da impermeabilização da cobertura e beneficiação da pintura e revestimento exterior.

    Intervenção: A intervenção contemplou a reparação interior das células, bem como outros trabalhos associados à recuperação, tratamento, impermeabilização e pintura de proteção.

    Os trabalhos executados foram os seguintes:
    • Decapagem das superfícies interiores e exteriores;
    • Reparação e impermeabilização interior dos Reservatórios;
    • Substituição da impermeabilização na cobertura;
    • Reabilitação e repintura das paredes exteriores.

    Todos os produtos utilizados têm de ser adequados para contato permanente com água potável e rigorosamente controlados.
    A reabilitação dos Reservatórios do Alto de Santa Catarina e de Barcarena vai permitir manter os elevados padrões de fornecimento de água às populações, para tal, em muito contribuiu a larga experiência e Know-how da Sotecnisol Engenharia.