Reabilitação da Ponte Canal da Figueira

A Associação de Regantes e Beneficiários do Alvor lançou a concurso a Reabilitação da Ponte Canal da Figueira no Verão de 2012, tendo sido a Sotecnisol, através da Sotecnisol Engenharia, a empresa adjudicatária e responsável pela execução dos trabalhos que decorreram durante os meses de Inverno (quando a necessidade de água é obviamente menor).

A ponte canal é constituída por uma estrutura de betão armado que apoia e termina em dois encontros construídos no mesmo material. Suspensa na estrutura, por tirantes de aço, existiam duas caleiras constituídas por elementos prefabricados de fibrocimento que conduziam a água do túnel a montante para o canal a jusante, provocavando inúmeras perdas. 
Dado o nível de degradação avançado das caleiras de fibrocimento existentes, os trabalhos lançados a concurso incluíam a remoção das mesmas, por caleiras novas constituídas por elementos metálicos prefabricados e soldados “in situ” após montagem e suspensas por varões de aço.
Estavam ainda previstos o tratamento das juntas de dilatação destas caleiras com a estrutura de suporte e “terminus”, tanto a montante como a jusante da ponte canal, bem como a consolidação de uma sapata de fundação localizada na linha de água.Porém, no decorrer dos trabalhos foram detetadas patologias na estrutura reticulada de betão e nos encontros, o que acabou por justificar a reabilitação, reforço e proteção integral da estrutura de betão armado. No encontro de jusante, foi ainda necessário consolidar os solos com injeções de caldas específicas de forma a colmatar as cavidades ali existentes geradas pela água perdida pelas caleiras. 

Esta obra revestia-se de alguma complexidade, não só pela sua localização e inúmeros condicionalismos a nível de acessos, bem como pelo facto dos trabalhos se desenvolverem em meses chuvosos. Contudo, a equipa da Sotecnisol Engenharia soube contornar estas dificuldades bem como as decorrentes da complexidade da obra nas suas múltiplas atividades, das quais destacamos a montagem de andaimes, remoção do fibrocimento, instalação das novas caleiras, injeção e consolidação de solos, consolidação da fundação e reabilitação, reforço e proteção da estrutura de betão armado.

Destaca-se ainda todo o trabalho realizado pela equipa de Segurança da Sotecnisol Engenharia no acompanhamento de todas as atividades, algo fundamental para evitar qualquer tipo de acidente desde o primeiro ao último dia.