Reabilitação e reforço estrutural -Ponte Açude sobre o Rio Mondego e viaduto de acesso à ponte açude

Sistema Sotecnisol viadutos
Membrana: ECOPLAS VIADUTOS

Descrição do trabalho:
Os trabalhos de reabilitação e reforço estrutural da ponte e viadutos de acesso, no IC2, provocaram o maior impacto dos últimos 20 a 30 anos ao nível do trânsito na cidade de Coimbra.
O objetivo é a reparação de deficiências e a proteção da estrutura, de forma a aumentar a sua durabilidade e evitar reparações avultadas a médioprazo.
Esta zona da cidade é a principal via de acesso aos hospitais (Hospitais da Universidade de Coimbra, Pediátrico, Instituto Português de Oncologia e Maternidade Bissaya Barreto), por onde passam entre 30 a 40 mil viaturas diariamente, sendo habitual o congestionamento do trânsito em horas de ponta.

A SOTECNISOL propôs a aplicação do sistema ECOPLAS VIADUTOS que foi aceite pelo dono deobra.
A membrana ecoplas viadutos foi desenvolvida para utilizar em tabuleiros de pontes rodoviárias, ferroviárias e viadutos, é constituída por betumes polímeros contendo resinas polipropilénicas com base em polipropileno atáctico (APP) e integram armaduras não tecidas de poliéster e fibras de vidro.

O sistema foi aplicado sobre uma base de betão betuminoso regularizada aderente ao suporte sendo a protecção mecânica no mesmo material.A realização da obra está prevista em 11 fases que perfazem um total de aproximadamente 34000m2, estando a sua conclusão prevista para Janeiro de 2013.