Reabilitação de moradia: Isolamento Térmico pelo Exterior (ITE)

A moradia intervencionada, apresentava diversas patologias provocadas pelo deficiente sistema de impermeabilização, no caso dos terraços, e deficiente execução das alvenarias e argamassas de revestimento, no caso das fachadas. Optou-se por realizar o isolamento térmico pelo exterior (ITE).

Estas, apresentavam-se com manchas de humidade com desenvolvimento de bolor, formação de eflorescências, destacamentos generalizados da argamassa, fissuras de conformação variada e empolamentos vários. 

A intervenção da Sotecnisol passou pela reabilitação de todo o sistema de impermeabilização dos terraços bem como pela reabilitação das fachadas. Nesta obra foi removido todo o sistema existente, efetuada a regularização dos mesmos realizada a sua impermeabilização com telas asfálticas, aplicado isolamento térmico e no final colocada a proteção mecânica.Ao nível das fachadas a solução encontrada, quer em termos de correção das patologias, quer em termos de incremento do conforto ambiental e do bem-estar termo-higrométrico, optou-se por realizar o isolamento térmico pelo exterior (ITE), aumentando assim o seu desempenho energético e aspeto estético (reparação de fissuras).

A realização deste tipo de soluções em reabilitação de fachadas, traz inúmeras vantagens para o consumidor: recuperação estética do edifício, poupança energética associada a um maior conforto  e melhoria no comportamento térmico, cumprindo com os requisitos definidos pelo RCCTE.