Reabilitação da Envolvente Exterior do Edifício do Parque em Paredes


O edificio intervencionado, foi um Empreendimento Habitacional e Comercial situado numa zona nobre da Cidade de Paredes tendo sido aplicadas soluções de elevada qualidade a nível Técnico e Arquitectónico.

Descrição das patologias existentes: 

As patologias verificadas foram as seguintes:
1.Degradação do revestimento cerâmico nas fachadas;
2.Fissuração bem definida entre a ligação das platibandas e os terraços;
3.Degradação das juntas de dilatação;
4.Degradação e ausência de impermeabilização de elementos em mármore nos capeamentos, soleiras e peitoris;
5.Manchas de humidade, pintura degradada nas faces inferiores das palas das varandas e platibandas dos terraços;
6.Degradação do sistema de impermeabilização da cobertura e dos terraços;
7.Sistema de recolha de águas pluviais rudimentar;
8.Oxidação nos gradeamentos das varandas;
9.Existência de roços em fachadas para passagem de tubagem de ar condicionado sem qualquer tratamento.

Descrição das soluções implementadas:
Perante o cenário de anomalias encontrado o Condomínio procedeu às obras de restauro de forma a assegurar procedimentos que assegurem resultados satisfatórios a longo prazo, através de uma intervenção significativa tendo também em consideração as imposições da Autarquia no que diz respeito aos materiais a empregar.
A solução preconizada para o revestimento das fachadas foi a aplicação de um isolamento térmico pelo exterior (ITE), conferindo para além de uma elevada protecção térmica uma economia acentuada no consumo energético do Edifício, reduzindo também fenómenos de pontes térmicas que originam condensações no interior das habitações. Este sistema (Isolamento Térmico pelo Exterior) ITE também tem a vantagem de ser efectuada pelo exterior condicionando o menos possível a utilização por parte dos moradores.

A solução preconizada para as galerias comerciais, para as garagens e varandas foi a de uma fachada ventilada em granito grampeado incluindo a aplicação de isolamento térmico, por forma a cumprir com os requisitos Arquitectónicos impostos pela Autarquia.

A impermeabilização das coberturas foi executada por cima do sistema existente através da utilização de painéis de lã de rocha impregnados com asfalto fixado mecanicamente ao suporte existente. Posteriormente foi aplicado um sistema de impermeabilização betuminoso de camada dupla onde a segunda camada era revestida a granulado de xisto. Nos muretes periféricos foi aplicado um capacete em zinco.

A impermeabilização dos terraços foi executada, depois de rectificar as pendentes, com um sistema de impermeabilização betuminoso de camada dupla onde posteriormente foi aplicada uma camada de isolamento térmico, uma manta de geotêxtil e, por fim, uma protecção mecânica em lajetas. Nos muretes periféricos foi aplicado um capacete em zinco.
Os peitoris existentes em mármore foram substituídos por peitoris em alumínio onde foi feita uma nova rufagem à caixilharia e fachada existentes.

As serralharias existente foram removidas e tratadas em fábrica com tratamento anti-corrosivo.   
Áreas:
Sistema ETICS – 6.000,00m2
Granito grampeado – 470,00m2
Impermeabilização de terraços – 700,00m2
Impermeabilização de coberturas – 600,00m2

O ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR (ITE)
Para responder às crescentes exigências de conforto higrotérmico, que estão intimamente associadas às preocupações com o consumo de energia e protecção ambiental, é necessário isolar termicamente a envolvente dos edifícios, de modo a minimizar as trocas de calor com o exterior.

O sistema de isolamento Térmico pelo Exterior ITE, apresenta vantagens no caso de edifícios com isolamento térmico insuficiente, infiltrações ou aspecto degradado. Além disso, pode diminuir o risco de ocorrência de condensações, através do tratamento e solução das pontes térmicas.Têm sido desenvolvidos diversos sistemas de isolamento térmico de fachadas pelo exterior que são de utilização corrente em diversos países europeus, quer na reabilitação de edifícios cuja envolvente vertical apresente índices de isolamento térmico insatisfatórios, infiltrações ou aspecto degradado, quer em novas construções.Os sistemas preconizados pela Sotecnisol Coberturas & Fachadas constituem uma óptima solução, tanto do ponto de vista energético como do ponto de vista construtivo.

De um modo geral, os sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ITE) são constituídos por uma camada de isolamento térmico aplicada sobre o suporte e um paramento exterior para protecção, em particular, das solicitações climáticas e mecânicas.