Coberturas Ajardinadas

  • As coberturas verdes, também designadas por coberturas ajardinadas, não são um conceito recente, pois existem registos da sua existência em civilizações muito antigas nas zonas das margens dos Rios Tigre e Eufrates. Um exemplo lendário são os famosos jardins suspensos da Babilónia. 

    No entanto, apenas no século passado foram introduzidas novas técnicas construtivas que permitiram o aumento de cargas nas coberturas, possibilitando um alargamento significativo da sua utilização e chegando mesmo a serem consideradas pelo famoso Arquiteto Le Corbusier como um dos cinco pontos fundamentais da nova arquitetura.


    Desde a sua fundação que a Sotecnisol executa sistemas de impermeabilização em coberturas ajardinadas. Lembramos as coberturas da Fundação Gulbenkian em Lisboa, ou as da Praça dos Leões – Torre dos Clérigos, Porto, Datacenter da PT na Covilhã, Condomínio Britânia, na Parede ou o Martinhal Resort, em Sagres.


    A Sotecnisol é a empresa líder em Portugal na aplicação de sistemas de impermeabilização, sabendo a cada momento qual o sistema mais adequado ao projeto a executar, fator decisivo para o êxito de uma cobertura verde.
    As coberturas verdes proporcionam um ganho efectivo de eficiência energética, já que a diferença de temperatura entre o exterior e o interior poderá chegar aos 5ºC.


    O desempenho energético varia de acordo com a espessura do substrato a utilizar, e este em função do tipo de cobertura verde a executar. De uma forma geral, são reconhecidos três tipos de coberturas ajardinadas:
    • Coberturas Extensivas - constituídas por uma espessura de substrato até cerca de 15cm com pequenos Sedums, flores campestres e plantas perenes;
    • Coberturas semi-intensivas - constituídas por uma espessura de substrato até cerca de 25cm, permitindo uma maior possibilidade de desenhos com várias gramíneas, herbáceas perenes e pequenos arbustos tais como a alfazema;
    • Coberturas intensivas - constituídas por uma espessura de substrato mínima de 25 cm, permitindo além de arbustos a plantação de árvores, podendo ser utilizado como jardim convencional, permitindo inclusivamente a construção de lagos e oferecendo um elemento visual extra.


    Quando protegidos por coberturas verdes, os sistemas de impermeabilização apresentam um aumento de vida útil muito interessante, bem como vantagens estética - sendo fácil entender a sensação de conforto que nos é transmitida, provocando um efeito terapêutico.

    Pedido de Informação