Sotecnisol Ambiente em parceria com LNEC

  • Sotecnisol Ambiente colaborou recentemente com o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, num projecto de investigação. 

    Sotecnisol Ambiente colaborou recentemente com o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, num projecto de investigação. 
    O trabalho de investigação em questão desenvolve-se no âmbito de um projeto FTC (Projecto: Sistema móvel semi-automático de detecção de orifícios na impermeabilização de aterros de resíduos), cujo objectivo principal consiste em desenvolver um método de detecção de orifícios em geomembranas que possa ser utilizado em aterros de resíduos com diferentes tipos de sistemas de impermeabilização.

    É desenvolvido em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Empresa Geral do Fomento S.A .(EGF) e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), sendo coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. (LNEC).

    Para a concretização deste objetivo, desenvolveu-se protótipo, dotado de meios que permitem a aquisição semi-automática de dados (localização dos orifícios) e seu processamento em tempo real.  As células no LNEC, em a Sotecnisol participou, constituem uma instalação piloto, construída com vista , sobretudo, a estudar a adequabilidade do protótipo para detectar os orifícios na geomembrana. A instalação piloto  é constituída por três células, cujos  sistemas de impermeabilização incluem os materiais tipicamente utilizados em aterros de resíduos sólidos urbanos e em aterro de resíduos perigosos. 

    O trabalho da Sotecnisol centrou-se na célula correspondente a um sistema de impermeabilização duplo, característico de um aterro de resíduos perigosos, a qual integra os seguintes materiais (da base para o topo):
    • Geocompósito bentonítico (5000g/m2)
    • Geomembrana secundária (PEAD, 2mm)
    • Geotêxtil+Areia+Geotêxtil
    • Geomembrana primária (PEAD, 2mm). Gotêxtil não-tecido (300g/m2)