Otimização de operações em aterros sanitários

  • Tecnologia - custos de tratamento + produção de energia

    A Sotecnisol Ambiente assinou recentemente um acordo com CPS Environmental Services Limited para distribuição das suas tecnologias e produtos nos mercados onde esta atua, nomeadamente em Portugal e na Argélia. Esta empresa desenvolveu ao longo dos últimos 15 anos, uma tecnologia inovadora de otimização de operação de aterros sanitários, introduzindo novos paradigmas nesta área.
    Esta tecnologia realiza um levantamento topográfico exaustivo e de sondas de resistência elétrica na massa de resíduos e através desta metodologia elabora um mapa demonstrativo da distribuição de água dentro daquela massa.
    Com base neste estudo são efetuados furos na massa de resíduos e instaladas bombas que farão a recirculação do lixiviado, (líquido libertado pelos resíduos em degradação) otimizando a distribuição destes líquidos dentro do aterro sanitário. Esta redistribuição fará com que a atividade microbiológica se efetue de forma controlada e eficaz tendo como resultado final a diminuição do volume de lixiviados e o aumento da produção de biogás. Outra das vantagens é a diminuição dos custos do tratamento de águas lixiviantes e o aumento da quantidade e qualidade do biogás, que poderá refletir-se no aumento da produção de energia.
    No Reino Unido, o único local onde esta tecnologia foi instalada, os resultados são estrondosos e o retorno do investimento está a ser conseguido em períodos inferiores a 12 meses.
    Estamos convictos que a tecnologia terá um grande sucesso em Portugal e noutros mercados, dado que vem ajudar a resolver duas necessidades dos operadores de infraestruturas de gestão de resíduos e será mais um exemplo do sucesso da Sotecnisol e do seu envolvimento em tecnologias inovadoras.